Como e por que estruturar um calendário de Inbound Marketing?

01/12/2017 às 15:00:00

A maior dificuldade das pessoas é conseguir organizar seus pensamentos e ideias para coloca-los no papel (ou no word, bloco de notas e até mesmo naquele caderninho que ocupa sua bancada de trabalho) de uma maneira que faça sentido. 

E no inbound marketing não é diferente: você conhece o funil, os serviços que pode oferecer mas não consegue organizar as estratégias de maneira lógica e cronológica. 

Falaremos sobre como podemos usar a metodologia de estruturação de cronograma afim de facilitar seu trabalho e trazer uma visão clara e objetiva da função e resultado de cada etapa.

#1 Planejamento Fluído 

Um cronograma detalhado é fundamental para que o planejamento da sua agência flua em todos os departamentos e colaboradores. É importante detalhar as ações, quem são os responsáveis e qual o prazo para entregar a demanda, pois assim, é possível ter uma visão macro do business, além de evitar ruídos e desentendimentos.

Caso você não tenha vários colaboradores e departamentos na sua empresa, não tem problema: um cronograma pode te ajudar a ser mais eficiente, mais produtivo e a não esquecer de nenhuma boa ideia.

#2 Gerar valor para as entregas

Posso garantir que boa parte das pessoas não tem noção nem da metade das atividades que são necessárias para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, e por vezes eles podem mesmo achar que você está cobrando caríssimo na sua proposta, ou demorando para entregar resultados. Por isso, é necessário gerar valor para todas as entregas e explicas porque elas são fundamentais para o atingimento das metas.

No primeiro mês, você estará criando personas, jornada de compra, definindo palavras-chave e sem esses processos não é possível ter uma estratégia eficiente. É necessário entender que no primeiro mês dificilmente serão entregues resultados consideráveis.

A nossa sugestão é montar um cronograma com as atividades a serem desenvolvidas durante os 12 meses do ano, para que assim cada entrega seja valorizada.

#3 Alinhar expectativas

É natural que expectativas gerem decepções, e isso acontece muito nas negociações comerciais. Mas esse não precisa ser seu caso! 

A nossa sugestão é fazer uma reunião de briefing bem estruturada e apresentar um cronograma detalhado, assim você conseguirá colocar na mesa a sua proposta comercial, abrindo espaço para questionamentos se forem necessários. E com as expectativas alinhadas, você pode planejar com mais tranquilidade e surpreender as expectativas de resultados.

#4 Controlar a ansiedade

Há quem diga que a ansiedade é o mal do século, e temos que estar preparados para lidar com ela no nosso ambiente de trabalho sem que ela atrapalhe o andamento das estratégias de marketing.
Um cronograma detalhado (listados as atividades, meses e semanas de entrega) não deixarão argumentos para cobrança de resultados e follow-ups antes do tempo. É necessário entender que uma visão macro da estratégia precisa acontecer, e que ainda com ansiedade, precisamos lidar com os prazos acordados.


E por fim, por onde devemos começar?

Já que a base do Inbound Marketing é o funil de vendas, nada mais claro do que estruturarmos o cronograma distribuindo as atividades de acordo com cada etapa do funil: atrair, converter, relacionar, vender, analisar e reter.

Ainda que nem todos os clientes sejam iguais, cada um tem o seu objetivo e as atividades devem atender as necessidades de cada um, e é por isso a importância de uma reunião de briefing.

Entendendo as necessidades do cliente, você pode dar mais atenção para a etapa do funil que mais necessita, e assim, influenciar diretamente em toda a estrutura do cronograma.
Com um cronograma de uma estratégia de Inbound Marketing, fica mais fácil fazer as devidas adaptações, conseguindo ter uma visão macro de todas as atividades que são possíveis e quais delas você precisará priorizar.

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