Como funcionam os algoritmos das redes sociais?

28/03/2019 às 10:08:39

O Instagram, Facebook, Twitter são redes sociais com milhões de usuários. Empresas que desejam obter sucesso com o público, precisam estar inseridas nesses meios digitais e performar de maneira incisiva para que obtenham resultados satisfatórios.

A primeira informação que você tem que saber antes de se aventurar, ou conquistar resultados esperados, é entender como os algoritmos funcionam, pois, assim você pode optar por uma plataforma específica.

 

Instagram

O Instagram foi lançado em 2010, e começou como uma rede social que não fazia uso de algoritmos, o feed era organizado por ordem cronológica, de forma que os posts mais recentes aparecessem primeiro, bastava deslizar para visualizar as mais antigas.

Em 2016, isso mudou e, apesar de não se saber exatamente como o algoritmo funciona, existem três fatores que afetam a maneira com que as postagens aparecem.

A primeira é a temporalidade, mesmo que os posts não sejam mais cronológicos, o Instagram, considera o quão recente a imagem é. O segundo fator é o engajamento, que é medido por comentários e curtidas, principalmente, nos momentos iniciais, faz com que a postagem seja priorizada (ou não). O terceiro é o relacionamento, pois, a rede prioriza os posts que contem engajamento, seja por comentários, curtidas, mensagens ou buscas.

Sabendo dessas informações você precisa seguir algumas outras dicas, por exemplo, descobrir o melhor horário de postagem, usar hashtags, responder comentários e investir no stories.

 

Facebook

O Facebook implantou o uso de algoritmos nas redes sociais, já que foi a primeira plataforma a pensar em algo para categorizar os posts. Isso porque o volume de postagens era intenso e fazia com que se perdessem rapidamente pelo feed. Foi pensando nos padrões de comportamento do usuário, nas páginas mais relevantes e no engajamento, que o Facebook deu início ao desenvolvimento de algoritmos com o propósito de tornar o conteúdo mais relevante para cada indivíduo.

O Facebook também considera o potencial de engajamento da postagem para o usuário, o que leva em conta o engajamento e comportamento prévio dele. Sendo assim, se o algoritmo entendeu que você prefere assistir vídeos do que ler textos, cada vez mais vídeos aparecerão no seu feed.

Para marcas que querem ampliar o alcance, e impactar mais pessoas é recomendado o uso do Facebook ADS.

 

Twitter

Apesar de o Twitter faça testes constantes em seu algoritmo, essa rede tem uma particularidade em relação as outras redes citadas anteriormente, o feed do Twitter não é totalmente coordenado pelo algoritmo.

Tendo em vista que o Twitter não pode perder o caráter cronológico (já que a rede é conhecida pelos relatos dos usuários dos últimos acontecimentos). Apesar de não ser 100% “controlado” pelo algoritmo o Twitter tem sim um algoritmo que é baseado, principalmente, no comportamento prévio do usuário.

Independente da rede social, preze sempre pelo interesse da sua audiência e engaje as pessoas! Isso garantirá que o usuário terá uma experiência boa com o conteúdo que você criou, aumentando o reconhecimento da sua marca, e consequentemente, os resultados da sua empresa por meio da web.

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