O Google Adwords e o SEO são as duas principais ferramentas de Search Engine Marketing e tem como objetivo gerar resultados para sua empresa através de tráfego e conversões. Ainda que cada um tenha suas particularidades, a maioria das empresas adotam essas ferramentas para melhorar suas conversões na internet.
Mas afinal, qual deles gera mais resultados e seria a melhor escolha para o seu negócio?
As diferenças e semelhanças:
Ambas as estratégias estão baseadas na escolha das palavras-chave corretas. Se o anúncio possui boas palavras-chave, pode estar melhor ranqueado no Adwords e com isso atrais mais leads. E, no SEO, seu site fica melhor posicionado através das palavras corretas e isso atrai mais tráfego e consequentemente conversões.
Os motores de busca como Google e Bing baseiam-se nessas palavras para encontrar conteúdos.
Abrangência e durabilidade
No Google Adwords os anúncios são exibidos apenas em plataformas do Google, enquanto o SEO atinge todos os mecanismos de busca. Entretanto, os anúncios do Adwords podem ser exibidos em sites parceiros em formatos diversos, enquanto o SEO atinge apenas rede de buscas.
Quanto a durabilidade, o Google Adwords é uma estratégia de curto prazo, enquanto o SEO é um investimento para a vida toda da sua empresa.
Controle do orçamento
Teoricamente dentro do SEO você não tem custos, pois não é uma estratégia aonde se paga para coloca-la em prática. Contudo, existe o custo de uma equipe, agência ou profissional envolvido nessa estratégia.
No Adwords, além do custo de equipe, existe o custo de cada campanha de anúncios, e se você não tiver um bom controle do que está sendo investido, o custo dos anúncios pode fugir do controle.
Resultados
O Google Adwords é conhecido por trazer resultados rápidos, enquanto o SEO leva certo tempo para conseguir gerar um tráfego qualificado e atrais leads para o site da sua empresa. O controle do Adwords é feito pelo Analytics, que pode facilitar bastante o entendimento do que está ou não dando certo.
Em contrapartida, no SEO você tem mais elementos para considerar na mensuração dos resultados.
Autor(a):
Av. Paraná 337 - CJ 103 - Cabral
80035-130 - Curitiba - PR
(41) 99708-7222