Ter um jardim em casa, é o sonho de muita gente, mas nem sempre tem espaço no imóvel para isso.
Se esse for o seu caso, não perca as esperanças. Você pode ter um terrário! Como? Com as dicas que te mostramos a seguir.
1 Escolha bem o vidro
Seu vidro precisa ficar hermeticamente fechado. Não adianta ter um belo vidro, se a tampa estiver enferrujada ou com furos.
2 Escolha espécies com necessidades semelhantes
Você pode cultivar em um terrário, quase todo tipo de planta que exige baixa manutenção. Mas, escolha espécies que se desenvolvem na mesma proporção.
3 Escolha plantas que crescem pouco
As plantas, que ficam muito altas ou se expandem demais, não são muito indicadas para o terrário. Assim, opte por pequenas plantas ou aquelas que têm pouco crescimento, isso facilitará o processo de manutenção e poda.
Como fazer o plantio
Na base do recipiente totalmente limpo e seco, coloque cascalho de horticultura, pedras ou bolinhas de gude, para o escoamento da água.
Em seguida, coloque uma camada de aproximadamente 1 cm de carvão ativado, que agirá como filtro, removendo substâncias químicas e tóxicas da água e do solo.
A seguir, coloque uma placa de musgo úmida sobre o carvão ativado. Isso irá evitar que o solo desça pela camada de escoamento.
Cubra o musgo com 4 cm de solo de cultivo adequado às plantas escolhidas. Todo esse material inserido até agora, deve ocupar apenas um quarto do recipiente.
Faça um buraquinho nesse solo e insira suas plantinhas. Decore como desejar e molhe a folhagem e a camada superior do solo com um borrifador.
Se você deseja tampar o seu terrário, molhe por dois dias consecutivos, deixe secar por um dia e só então, depois de totalmente seco, coloque a tampa.
Gostou das dicas de como fazer um terrário? Então compartilhe.