No Marketing Digital, para cada ação realizada, espera-se um retorno positivo nos resultados do site, ou do negócio em si. Não necessariamente retorno em receita, em faturamento, mas, pelo menos, em algumas métricas envolvidas na ação: visitantes, leads, maior taxa de conversão, menor taxa de rejeição ou outras.
São várias opções e, para conseguir medir cada uma e descobrir se o resultado foi realmente positivo, entra em cena o Web Analytics: O acompanhamento e análise de todas informações e estatísticas envolvendo o site e as respectivas ações de marketing.
Web Analytics é justamente o que provê feedback se as estratégias adotadas estão progredindo, obtendo sucesso, bem como o que é necessário alterar.
A principal ferramenta para se obter todos os dados de tráfego em um site é o Google Analytics. Com ela, é possível identificar:
- Visitantes ou usuários;
- Visitas ou sessões;
- Quantidade de visualizações em cada página;
- Taxa de rejeição;
- Velocidade de carregamento das páginas.
Conforme cada ferramenta e objetivo, existem vários dados a serem rastreados. Alguns dos mais usados saem dos itens listados ali anteriormente:
- Taxa de rejeição;
- Taxa de conversão;
- Faturamento;
- Percentual de vídeo assistido;
Saber o que medir depende mesmo de determinar um objetivo para a estratégia que vai ser executada. Ação e objetivo precisam andar juntos para o esforço todo fazer sentido e todo mundo concordar que deu resultado.