Após o Outubro Rosa, mês dedicado aos cuidados e prevenção da saúde da mulher, Curitiba entrou nesta terça-feira (1/11) no Novembro Azul, para alertar sobre cuidados referentes à saúde do homem. Entre outras atividades, dez pontos da cidade serão iluminados de azul durante todo o mês: Estufa do Jardim Botânico; Casa da Praça do Japão; a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; Portal de Santa Felicidade da Manoel Ribas; o Museu Municipal de Arte (MuMA); o monumento Chafariz da Praça 29 de Março; o Obelisco da Praça 19 de Dezembro; e as Ruas da Cidadania Pinheirinho, Portão e Boqueirão.
O movimento do Novembro Azul começou como alerta em relação à prevenção do câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem. Em relação ao câncer de próstata, a orientação é que os homens fiquem atentos a sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do janto de urina, sangue na urina ou quando se passa a urinar mais vezes do que o normal.
Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudável, é recomendado o controle do peso, priorização do sono de qualidade e diminuição do nível de estresse.
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS