Se você está minimamente conectado ao marketing — especialmente ao digital — com certeza já ouviu falar no funil de vendas. Ele representa o caminho que um potencial cliente percorre, desde o primeiro contato com a marca até a compra. É uma ferramenta que ajuda a atrair, conquistar e fidelizar clientes, além de entender seu processo de decisão.
Tradicionalmente, o funil é dividido em três etapas: topo (consciência), meio (consideração) e fundo (decisão). Com esse entendimento, a empresa pode ajustar sua comunicação e estratégias para cada fase.
Mas... e se te dissermos que esse modelo está ficando para trás?
As novas gerações, principalmente a Geração Z, consomem de forma muito diferente dos padrões tradicionais. Um estudo da Archrival revelou que 54% dos jovens escolhem suas marcas favoritas com base no sentimento de comunidade. E mais: 84% afirmam preferir marcas que consideram “legais”.
Segundo a Vogue Business, para a Geração Z, demonstrar lealdade pode ser tão simples quanto amar uma marca (mesmo sem comprar) ou segui-la nas redes sociais. Nesse novo cenário, em vez de um funil com começo, meio e fim, temos um ciclo contínuo — onde inspiração, comunidade e lealdade se conectam o tempo todo.
Não basta apenas apresentar o seu produto, é necessário cativar a sua audiência.
Precisa de ajuda com isso? Então, vem para a Basetag!
fonte: Archrival, Vogue Business.