No segundo semestre deste ano será inaugurada a primeira grande fábrica nacional de madeira engenheirada, inovação que está revolucionando a construção civil mundial e vem ganhando espaço também no Brasil.
O mass timber, como é chamado o material internacionalmente, já é produzido por aqui, mas em menor volume. Com a nova indústria, chegará ao mercado em larga escala.
Trata-se de uma solução que une tecnologia e sustentabilidade. Um resgate da madeira como matéria-prima nas edificações, mas agora beneficiada com avançados processos industriais, resultando num sistema de alto desempenho que substitui o uso de concreto e aço em elementos como lajes, vigas, pilares, coberturas, paredes e treliças.
São placas feitas de camadas de madeira maciça sobrepostas, moldadas de forma precisa para cada projeto, já com encaixes, furações e afins. É como um Lego em grandes dimensões, que pode ser utilizado em praticamente todo tipo de edifício, de até 40 andares, em sistemas híbridos ou compondo integralmente a estrutura.
Considerada o futuro da construção civil, a madeira engenheirada traz ganhos ambientais significativos, apresentando-se como uma das grandes soluções para reduzir o impacto das atividades do setor, especialmente com relação às emissões de carbono.
A madeira é uma matéria renovável e, mais importante, que absorve CO2. Segundo pesquisadores, cada metro cúbico de mass timber retira 1 tonelada de carbono da atmosfera.
Fonte: Exame