O que é um conteúdo evergreen?
Para a estratégia de Marketing de Conteúdo, um Conteúdo evergreen se trata de qualquer texto, vídeo, infográfico ou podcast que mantém o seu valor com o passar do tempo — ele pode ser postado hoje no seu blog corporativo e, mesmo daqui a 2 anos, continuará com a mesma utilidade.
São materiais vistos como referência, pois perduram e serão sempre acessados, não importando quanto tempo se passe desde a data de sua publicação.
Conteúdo evergreen não é aquele conteúdo noticioso que é relevante apenas em uma data ou período específico no tempo.
A principal característica dos conteúdos evergreen é que eles se mantêm atuais por alguns anos, mesmo com tantas mudanças de comportamento e novas tecnologias. ⏰
Mas, se 70% das empresas no Brasil afirmam que pretendem aumentar o investimento em marketing de conteúdo, elas precisarão entender e produzir conteúdos evergreen, e existem duas frentes principais de conteúdos evergreen: os conceituais e os práticos.
Dentre os conceituais, podemos exemplificar com os famosos: “Tudo o que você precisa saber sobre..” ou “Guia definitivo sobre...”. E, para produzir esse conteúdo conceitual, é importante definir quais são os conhecimentos e conceitos básicos sobre o tema escolhido.
Já em relação aos conteúdos práticos, podemos encontrar títulos como: “Como fazer...” ou “Faça... em 4 passos”. E, tanto para temas conceituais quanto práticos, posts do tipo “lista” também possuem um alto potencial para se tornarem conteúdos perenes.