Atendimento imobiliário em tempos de Coronavírus

17/03/2020 às 17:52:19

Uma grande parte das pessoas já está trabalhando de forma remota. Outras estão dispensadas por fazerem parte dos grupos de maior risco. Mas uma coisa é certa: todas estão usando a internet como forma de comunicação com o mundo e permanecem fazendo pesquisas, compras e buscando oportunidades de negócios. 

Logo, nem pense em sair dos canais sociais! Pelo contrário: enfatize ainda mais a sua presença digital, colocando seus produtos, impulsionando (dentro da sua possibilidade) e se relacionando virtualmente com este público que mais do que nunca, está ligado nas mídias digitais.

Dica 1: Aposte em um excelente atendimento online 
As pessoas estão acessando os canais sociais e querem continuar levando a vida normalmente. Logo, mantenha seu relacionamento com os clientes inabalado. Faça conversas por chat, por whatsapp, por video conferência. Ele vai se sentir mais tranquilo e satisfeito.

Dica 2: Faça dos canais sociais a extensão da sua loja
Não pense em diminuir ou cortar as publicações em Facebook, Instagram, LinkedIn e outros que você já utiliza. Pelo contrário, aumente estas publicações e se puder, também os investimentos. Pense que, com grande parte das pessoas em casa ou com home office, suas páginas são a extensão da sua loja!

Dica 3: Flexibilize os horários para demonstração dos imóveis
Que tal pensar em uma estratégia para tornar o horário de demonstração de imóveis mais flexível, aproveitando para agendar visitas em horários de menor circulação de pessoas nos locais? Quanto menos pessoas, menos contato e mais segurança.

Dica 4: Amplie e divulgue seus canais de atendimento online 
Use e abuse de todos os canais virtuais de atendimento. No site, ative seu chat online. Divulgue seus canais de whatsapp para atendimento aos clientes. Use o direct para mensagens no Instagram. Use o Messenger para o Facebook. Você verá como você pode turbinar seu atendimento e produtividade usando ferramentas que sempre estiveram a sua disposição.

Dica 5: Disponibilize informações completas do imóvel no site
Ajuste as fichas de imóveis e complemente com todas as informações possíveis sobre o produto. Assim, as pessoas que estão navegando por ele, poderão ter mais assertividade antes de lhe acionar para uma conversa e você tornará seu trabalho bem mais produtivo.

Dica 6: Mantenha um CTA em todas as suas publicações 
Sabe aquele botão de “clique aqui e saiba mais”ou “fale com a gente agora” e outros mais? Precisam estar em todas as suas publicações, incentivando os usuários digitais a falar com você e com seu time.

Dica 7: Aposte no corretor online com atendimento em horário estendido 
Que tal fazer uma escala entre os corretores para o atendimento do “corretor online” que deve estar no seu site? Assim, em todos os momentos que o usuário precisar falar com você, sempre haverá alguém disponível para conversar com um possível cliente.

Dica 8: Ofereça demonstração virtual de imóveis
Evitar o contato com as pessoas e diminuir a circulação é a orientação principal neste momento. Então, que tal proteger seu corretor e também seu cliente? Estimule e faça agenda de visitas virtuais. Assim, seu corretor vai sozinho no imóvel e faz uma chamada de whatsapp com vídeo para o cliente, demonstrando e explicando todos os detalhes do imóvel. Ambos ficam protegidos, sem falar no ganho de tempo e menor custo operacional. Saiba mais sobre uma excelente ferramenta para visitação remota clicando aqui.

Dica 9: Treine sua equipe para fazer atendimento virtual
Tudo isso faz sentido se você alinhar direitinho isso com sua equipe. Todos querem e precisam manter seu trabalho e sua renda. Por isso, esse novo modelo (nem tão novo assim) de atendimento passa a ser uma forma de trabalhar e se relacionar. O básico é: agilidade e velocidade de atendimento, cordialidade online, organização das atividades.

Dica 10: Manter a sua rotina de trabalho, seja do escritório ou da sua casa
Não faz diferença se você está em casa ou no escritório: mantenha a rotina de toda a equipe. Horário de trabalho, pausas para almoço, fim do horário de expediente. Hoje podemos fazer reuniões usando whatsapp, skype, hangout e muitas outras. Você conversa com o cliente normalmente, fecha negócios normalmente. Mantenha a calma, foque nos resultados e proporcione segurança e saúde para toda a sua equipe e para os clientes.

Autor(a): Tatiana Gielow

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