Oito insights de finanças para gestores imobiliários

24/03/2020 às 14:30:32

Reunimos abaixo 8 insights de finanças para gestores imobiliários, com base em um trabalho realizado por mentores da Endeavor para empreendedores, orientando a manter o foco neste momento crítico.

1. Reuna-se com seus gerentes, gestores ou sócios e seja claro sobre as finanças da empresa, defina quais as ações emergenciais serão tomadas e qual o período para avaliações e decisões.

2. Trabalhe com cenário pessimista, moderado e otimista considerando em todos eles, uma queda drástica de receita. Assim, você terá uma visão mais clara do que poderá acontecer e quais medidas tomar

3. Escolha as métricas vitais para acompanhamento: inadimplência, acordos e acertos, vendas, retenção de clientes, taxa de administração, comissões. E monitore diariamente.

4. Comece o corte de gastos pelas despesas administrativas: viagens, cartões corporativos e ferramentas não essenciais. O corte deve considerar a essencialidade neste momento.

5. Manter um cliente é mais fácil que adquirir outro. Busque formas de engajar a base de clientes ativos, especialmente através de comunicação diária nos canais sociais, onde neste momento a maioria está.

6. Renegocie também o fluxo de pagamentos de fornecedores. Tente casar essas datas com o seu fluxo de recebíveis. Lembre-se que parte dos seus fornecedores-parceiros podem ser mais vulneráveis neste momento, e é preciso que ele sobreviva também junto com você.

7. Busque renegociar prazos de carência e taxas nos bancos, mas evite prejudicar sua análise de crédito - eles serão seus principais credores nos próximos meses. Não transforme uma crise de liquidez em uma crise de crédito.

8. Mantenha o foco no trabalho, não importa o local que você escolheu para trabalhar. Ficar trocando notícias recebidas nos canais de conversa durante o dia desvirtua sua atenção, aumenta o temor e não ajuda nada neste momento.

Autor(a): Tatiana Gielow

Fale conosco

close
Descrubra agora mesmo o que podemos fazer por sua empresa.

Endereço

Av. Água Verde, 462 - Água Verde
CJ 2 - 80620-200 - Curitiba - PR

Telefone

(41) 3598 4674

(41) 3328 3643

CARREGANDO