Reconhecimento da marca nas redes sociais: como construir isso?

26/04/2019 às 16:03:52

Com certeza você sabe da importância do reconhecimento da marca nas redes sociais.

Ser reconhecido por clientes e potenciais compradores nas diversas mídias é fundamental para que uma marca se torne referência, conquiste autoridade e seja lembrada na hora da compra.

Para isso, é preciso ter uma estratégia de comunicação eficiente e um profundo conhecimento de personas.

Mas, existem muitas dúvidas sobre o “como” conquistar isso.

Como estruturar sua presença nas redes sociais para, de fato, fomentar o reconhecimento da marca? Quais são os reais benefícios disso?

Neste post, vamos te dar essas respostas e te mostrar que, não importa o tamanho, todas as empresas podem ter suas marcas reconhecidas nas redes sociais.

Vamos lá?

O reconhecimento da marca nas redes sociais

Todos querem ser reconhecidos e lembrados.

Mas, olhando esse mercado altamente competitivo, parece quase impossível que a padaria da esquina da rua consiga algum destaque de marca além do boca a boca no bairro. Mas não é bem assim.

É possível, por meio de uma estratégia bem desenhada, ter essa abrangência. E as redes sociais são o melhor caminho.

O brasileiro, de acordo com o We Are Social, passa em média 3 horas e 39 minutos por dia nas redes sociais. Pense sobre quantas vezes por dia uma marca pode aparecer no feed de alguém mostrando, além de uma propaganda, uma mensagem marcante. Isso cria uma identidade, uma forma mais profunda de ser lembrado e um jeito de se relacionar com o público.

O reconhecimento da marca nas redes sociais acontece a partir do momento que uma marca consegue transmitir ao consumidor uma experiência que vai além de um produto.

Eu sei que isso pode parecer só mais um discurso bonito e utópico, aplicável somente a grandes empresas como Coca-Cola. Mas, as redes sociais democratizaram o marketing ao ponto da padaria da esquina poder SIM ser reconhecida pelo ambiente agradável, pão quentinho e o acolhimento que proporciona!

Os 3 grandes benefícios do reconhecimento da marca nas redes sociais

Existem muitas vantagens em se investir na construção do reconhecimento de marca através das redes sociais. Mas, separamos os três principais que, por si só, já vão fazer valer todos os seus esforços.

1. Fidelização de seguidores

Quando se trabalha com redes sociais, é necessário mudar a forma de se comunicar.

Gente gosta de falar com gente e, quando uma empresa começa a interagir com seu público, tratando cada um de maneira individualizada, o engajamento é muito maior e a empresa ganha seguidores fiéis.

Esses seguidores trabalham como um exército da marca. Mesmo em situações de crise, estarão lá defendendo e apoiando através de comentários e indicações.

2. Autoridade no mercado

 

Os conteúdos quem uma marca posta nas redes sociais são fundamentais para que ela se posicione como uma referência em determinado assunto.

Aqui na mLabs, por exemplo, estamos sempre dando dicas, divulgando estudos, e-books, tutoriais e ensinando outras marcas a terem sucesso nas redes sociais.

Somos uma ferramenta de gestão de redes sociais e usamos esses canais para nos posicionar como autoridade nesse nicho.

E funciona! Muitas pessoas seguem nossos perfis para se atualizar!

O resultado disso é que muitos dos nossos testers e leads vêm das redes sociais.

3. Recomendações espontâneas

Nada melhor do que um comentário com uma recomendação para decidir entre uma marca ou outra.

As experiências anteriores de outros cliente dão uma força gigantesca à marca. Afinal, aquela pessoa que já viveu o antes, durante e depois da compra poderá afirmar com convicção se a marca é boa ou não.

E essas recomendações podem, e vêm, por meio das redes sociais.

Diferente de pouco tempo atrás, hoje as pessoas estão dispostas a elogiar e não somente criticar.

4 passos para conquistar o reconhecimento da sua marca

1º passo: Entregue valor e relacione-se

Antes de tudo, como está sua estratégia de marketing?

Você está divulgando somente produtos, ofertas, promoções e cupons de desconto? Se sim, sua estratégia precisa ser melhorada, e muito.

Lembra que já comentamos que as pessoas gostam de se relacionar com pessoas e que a experiência do cliente é fator primordial? Levando isso em consideração, facilmente sua marca será associada a uma boa recordação, ou sentimento. Por isso dedique-se na sua estratégia e planeje conteúdos que entregam valor nas diferentes fases da jornada de compra.

Uma pessoa que nunca ouviu falar de uma marca, pode ter o primeiro contato com ela através de um e-book gratuito sobre um tema de interesse. Uma ótima forma de começar o relacionamento, afinal, a marca está ajudando alguém e não empurrando produtos.

A mesma postura deve ser adotada na relação com o público. Ter uma estratégia de SAC social, investir em marketing de relacionamento e usar os canais domo Direct e Inbox para se comunicar com o público e fundamental.

Por fim, seja consistente e persistente. O trabalho de reconhecimento da marca nas redes sociais é contínuo e de longo prazo.

2º passo: Teste novas redes sociais

Já vamos começar dizendo que sabemos e entendemos do potencial do Facebook e Instagram para as empresas.

Essas são realmente redes sociais mais importantes.

Mas você já parou para pensar em utilizar outras mídia? Dependendo da sua persona, sua marca pode estar presente no LinkedIn, Twitter, YouTube e Pinterest.

Não que você precise utilizar todas elas, mas analise as que melhor se enquadram na sua estratégia e use-as a seu favor. Diversificar os canais de comunicação gera o diferencial: dividir para conquistar!

3ª passo: Tenha personalidade

Ter personalidade é saber quais são as qualidades que diferenciam você dos seus concorrentes, porque será por meio delas que sua marca será conhecida.

O que e como as pessoas compram de você é fácil dizer. Mas talvez seja difícil de explicar o porquê!

Se uma pessoa decidiu por sua marca em vez da concorrente há um motivo, e é esse motivo que desenha sua personalidade.

Você conhece a Magalu? Ela é a representante oficial da Magazine Luiza! Ela tem personalidade para apresentar os produtos, explicar os benefícios e inclusive para dizer não aos comentários machistas e cantadas inapropriadas que recebeu nas redes sociais.

4º passo: Teste, mensure e otimize seus conteúdos e campanhas

Aqui nem precisamos nos esforçar muito para explicar. É o ciclo do marketing.

Reformule suas estratégias, adote novas redes sociais, aplique a personalidade da sua marca e acompanhe os resultados.

Nem sempre será de primeira que seus resultados serão positivos. Por outro lado, mesmo se seus resultados forem muito bons, existirá uma forma de melhorá-los ainda mais.

Por isso teste, meça e otimize sempre seus conteúdos e campanhas. Afinal, em meio a tantas redes sociais, é preciso ser assertivo e utilizar as que melhor se adéquam ao seu público. Ter o reconhecimento da marca nas redes sociais é o mesmo que gerar emoção, fidelização e amor por você!

 

Fonte: Blog Mlabs

Autor(a):

Fale conosco

close
Descrubra agora mesmo o que podemos fazer por sua empresa.

Endereço

Av. Paraná 337 - CJ 103 - Cabral
80035-130 - Curitiba - PR

Telefone

(41) 99708-7222

CARREGANDO