Ônibus que mudou o modo de deslocamento no transporte coletivo em Curitiba e projetou o sistema de canaletas exclusivas BRT (Bus Rapid Transport) para o mundo, o biarticulado, completa 30 anos em 2022.
Curitiba foi a primeira cidade do país a adotar o biarticulado no sistema de transporte público. Após três décadas, o ônibus com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros, está consolidado no dia a dia da população e virou um dos ícones da cidade.
Os primeiros biarticulados começaram a circular em canaletas exclusivas do eixo Centro-Boqueirão, na linha 503, no segundo semestre de 1992. Foram 30 biarticulados, na cor prata, com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento por 2,50 metros de largura. Começou a ser desenvolvido no final da década de 1980, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a montadora sueca Volvo, que possui uma fábrica no CIC (Cidade Industrial de Curitiba). O objetivo era criar um modelo com grande capacidade de passageiros, de menor custo que o metrô, rápido e confortável para o passageiro. Junto com o biarticulado, Curitiba virou referencia em BRT e exportou a solução para o mundo.