Quando se opta por pedalar a lista de benefícios para a saúde é imensa: aumento da força muscular, melhora da qualidade do sono e do condicionamento e redução do colesterol e triglicérides, além de elevação do bem-estar e de ganhos para a saúde mental.
O começo pode ser um desafio, mas criar o hábito de pedalar é o passo principal para essa jornada. Por ser uma atividade de menor impacto, o ciclismo pode ser a prática ideal para quem deseja sair do sedentarismo.
O professor e preparador físico Marcio Atalla explica: “A principal característica é o trabalho aeróbico e cardiovascular. Você tem um ganho respiratório e para o coração, com melhora do transporte de oxigênio e de nutrientes no organismo. São vários ganhos de uma atividade cardiovascular aeróbica”, afirma. Segundo Atalla, pedalar apresenta menos impactos para as articulações em comparação com outros esportes, como o vôlei e o futebol, por exemplo.
“Você tem um grande benefício que é pouco ou quase nenhum impacto nas articulações. Para quem tem sobrepeso ou ainda não tem uma musculatura muito boa, é uma atividade física muito indicada. Há também um ótimo ganho de massa muscular nas pernas”, diz.
O ciclismo pode ser praticado até cinco vezes por semana. A orientação de um especialista poderá indicar a necessidade de treinos mais curtos ou mais longos e a intensidade da atividade, de acordo com o perfil de cada indivíduo.