Bookstagram é uma espécie de nicho do Instagram feito e organizado pelos próprios usuários. Pessoas que gostam de literatura, seja clássica, contemporânea, fictícia ou histórica, por exemplo, expressam suas opiniões através dos formatos disponíveis na plataforma: foto, texto e vídeo.
O Instagram tem um campo chamado hashtag, as quais são fixadas aos posts pelos usuários e — se públicas — podem ser encontradas por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo. Através dessa ferramenta, os usuários compartilham e interagem com pessoas interessadas pelos mesmo assuntos.
Na hashtag #LiteraturaClássica estão disponíveis quase 60 mil publicações. Ao clicar, você terá acesso a conteúdos sobre Machado de Assis, William Shakespeare, Homero, Fiódor Dostoiévski, Charles Dickens, Agostinho de Hipona, Arthur Conan Doyle e muitos outros autores que fizeram história através de suas obras literárias.
O nicho é tão imponente e ramificado que apenas na hashtag #WilliamShakespeare, um dos autores citados acima, existem mais de 715 mil publicações. O autor continua sendo um dos mais buscados em livrarias físicas e no e-commerce, mesmo tendo falecido em abril de 1616, no Reino Unido.
Um dos autores mais importantes do Brasil, Machado de Assis, falecido no Rio Janeiro em 1908, responsável por livros como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, tem, aproximadamente, 182 mil marcações em posts na rede social.