Uma pesquisa inédita, feita pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, avaliou os critérios de escolha de 850 compradores de imóveis em 2021 e mostrou, de maneira detalhada quais são as necessidades do público quando decide realizar a compra de um imóvel. 

Entre os aspectos identificados estão o tipo de imóvel residencial de preferência, o motivo que levou a realizar a compra, itens de valoração do imóvel, tempo para concretizar a aquisição, experiências digitais e os meios utilizados no processo de compra.

O estudo concluiu que, para 60% deles, a localização era o mais importante. Além do bairro, outros fatores relevantes, como estar perto de mercado (40%), de farmácias (28%) e de hospitais (12%) também pesaram na escolha, que colocou o critério de valor do imóvel com 19% de importância no momento da compra. 

Os três principais tipos de imóveis comprados no período de 12 meses são: o apartamento que apareceu com 47%; seguido por casas e sobrados de rua com 34% e terrenos em loteamento aberto com 13%. O estudo leva em conta imóveis localizados em capitais e cidades do interior.

A pesquisa identificou ainda o motivo que levou à concretização da compra, e o objetivo de moradia própria apareceu em primeiro lugar com 70%; seguido de aquisição para investimento patrimonial com 15%; e com a finalidade de investir para alugar e/ou revender apareceu com 14%.

O tempo para concretizar a compra foi também um item abordado na pesquisa, que identificou que 73% dos brasileiros levaram até seis meses para comprar o imóvel; 19% de seis meses a um ano; e 4% de um a dois anos. 

Notícias relacionadas

Marketing

A organização- ou a falta dela - é um fator que impacta a sua saúde mental

LEIA MAIS

Marketing

O seu negócio a todo vapor! Conheça o papel do Marketing Digital na captação de imóveis

LEIA MAIS

Marketing

IVAR: Como funciona o novo índice da FGV para reajuste de aluguéis

LEIA MAIS

SAIBA MAIS SOBRE MARKETING E CONHEÇA NOVAS ESTRATÉGIAS

Veja novidades do marketing em + Marketing

Este site usa cookies

Leia nossa política de privacidade. Se estiver de acordo, clique em aceitar para autorizar o uso de cookies.

Aceitar