Lançado em outubro de 2010, o Instagram sempre foi uma plataforma de interação social, mas isso foi intensificado ao longo dos anos. A caixa de perguntas, que pode ser utilizada nos stories, é uma prova disso.
Dentre as vantagens da ferramenta criada pela Meta, gerenciadora das redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp, está a geração de engajamento público — o ponto mais importante para uma marca que deseja ganhar a confiança das pessoas e ser relevante.
Além disso, com a caixa de perguntas é possível testar o conhecido dos seguidores, fazer pesquisa de mercado, aumentar a relevância do seu conteúdo e ganhar a visualização de outros perfis — quando terceiros são marcados na publicação e há compartilhamento.
A ferramenta deve ser usada de maneira estratégica para que haja eficiência. Muitos especialistas recomendam que exista uma espécie de quadro semanal de bate-papo entre o titular do perfil/marca e o seguidor, principalmente por vídeo. A imagem do criador de conteúdo torna o processo mais pessoal e humano.
Para utilizar a ferramenta do Instagram basta abrir a câmera do story e selecionar o stickers Perguntas, disponível no adesivo do menu superior.