Como todas as redes sociais, o Instagram tem uma série de regras a serem cumpridas por seus usuários. A plataforma apresenta os termos de uso quando uma conta é criada, com o objetivo de conscientizar as pessoas de suas responsabilidades.
Saiba quatro coisas que não podem ser praticadas no Instagram:
1️⃣ - Repassar informações falsas
O Instagram tem o costume de cancelar posts com informações inverídicas, mas também pode bloquear ou banir contas por fornecimentos de dados pessoais falsos, como datas de nascimento, por exemplo.
2️⃣ - Passar-se por outra pessoa
A rede social não admite que você finja ser quem não é. Muitos perfis falsos — e a demanda é grande — são excluídos da plataforma. Usuários que identificam perfis falsos têm a oportunidade de denunciá-los aos gerenciadores.
3️⃣ - Vender usuários, seguidores ou curtidas
Essa prática, que têm como objetivo aumentar de maneira artificial o número de seguidores e curtidas, tornou-se criminosa em agosto do ano passado. Se a venda/compra for efetuada, o Instagram pode diminuir o alcance das publicações ou até mesmo banir a conta.
4️⃣ - Sem permissão, publicar informações privadas de outras pessoas
Além de ser proibida pela rede social, a prática, no Brasil, é crime, pois viola o direito do outro. A publicação de conteúdo alheio, sem a divulgação dos devidos direitos autorais, também pode se enquadrar no campo de compartilhamento de informações de outrem. Publicações do tipo podem ser denunciadas e removidas após análise de gerenciadores do Instagram. As contas também podem ser banidas.