O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo, somando mais de 2 bilhões de usuários. Do total, 120 milhões, aproximadamente, são brasileiros. Pela constante presença no dia a dia, as estratégias de marketing são aplicadas à plataforma e, para que elas atuem de maneira eficaz, é importante entender qual ferramenta gera mais engajamento.
O carrossel é um formato comum e fácil de fazer. É uma junção de fotos que podem ser vistas quando as pessoas arrastam para o lado. O texto da legenda pode ser curto ou longo, fica a critério do usuário. Amostras de 102 milhões de posts mostram que o carrossel tem a maior taxa média de engajamento entre todos os tipos de posts para feed. O formato, além de gerar curiosidade, é mais entregue pelo algoritmo.
Já o reels, formato de vídeos curtos do Instagram, estreado em 2020, é responsável pelo aumento de engajamento, visualizações de perfil e aumento de seguidores quando o assunto é a média geral das funções disponibilizadas pela rede social. O reels é ideal para quem desenvolve conteúdos rápidos, como divulgação de produtos, vídeos de lugares e paisagens e conteúdos educativos.
Logo, entende-se que carrossel e reels são duas ferramentas importantíssimas dentro do Instagram e é importante que usuários criadores de conteúdo consigam equilibrar a utilização de ambos.