Há décadas, o Marketing já vem aprimorando as técnicas de relacionamento com o cliente. Principalmente, com o método de “Marketing 1-a-1”, que visa personalizar a experiência de cada pessoa, de forma única e exclusiva.
O avanço tecnológico simplificou o uso da Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação nas ferramentas de marketing tem se tornado cada vez mais presente.
O futuro é agora
Segundo pesquisa do International Data Corporation (IDC), as empresas que investirem em IA tornarão seus processos 50% mais rápidos até 2024.
Com a competitividade sempre presente no mercado, as organizações que não se abrirem aos novos recursos podem perder credibilidade e engajamento. Consequentemente, clientes, até mesmo os mais antigos, tentarão encontrar uma empresa mais atualizada.
Hiperpersonalização
Através da coleta de dados de navegação, as preferências de um cliente ficam salvas no site para consultas futuras, tornando o atendimento direcionado especificamente para esse cliente.
Por exemplo, uma pessoa cadastrada no site da sua imobiliária procurou por apartamentos em um bairro especifico. Com a IA, é possível personalizar a newsletter com outras opções na mesma região.
SAC
Ao invés de ficar pendurado no telefone para solicitar um serviço, as pessoas agora podem se comunicar com um chatbot, um serviço de respostas automáticas (no site ou por WhatsApp). A ferramenta interage de forma rápida, agilizando boa parte da solicitação de cada cliente.
Análise de dados
Para criar campanhas publicitárias mais assertivas, as ferramentas de IA podem apurar os resultados de interações e pesquisas. Dessa forma, é possível otimizar as abordagens de cada campanha, resultando em investimentos mais rentáveis.
Trabalho em equipe
Conforme a IA coleta informações e preferências de cada cliente, os profissionais de marketing podem transformar esses dados em prestação de serviço mais diferenciado e único para cada pessoa.
Enquanto a IA reúne todo tipo de conhecimento, a equipe de marketing analisa tudo e filtra o que for mais conveniente para criar o melhor tipo de conteúdo para o público ideal.
As máquinas são nossas melhores aliadas para criar experiências com site, email marketing, anúncios e atendimento ao cliente.