Apesar de todo o impacto econômico gerado pela pandemia, o mercado imobiliário teve um desempenho surpreendente e muito acima da média em 2021. E a expectativa de que continuaria crescendo em 2022 vem se confirmando.
Já não é novidade que o coronavírus impactou também a forma como ‘enxergamos’ e vivemos a nossa moradia.
De olho neste bom momento do mercado, Tatiana Gielow, CEO da agência Basetag, especializada em Marketing Imobiliário aponta 3 fortes tendências para este ano:
1. Home office - durante o período de isolamento social, tivemos que passar muito tempo dentro de casa. Imóveis com mais espaço para trabalhar e para aproveitar a família estão em alta;
2. Visitas virtuais - conhecer sua nova casa pelo computador é uma realidade cada vez mais comum. Algumas imobiliárias digitais, conhecidas como proptechs, já oferecem um tour 360º pelos imóveis desejados. Além disso, é possível oferecer um pacote de serviços que pode incluir mudanças na planta e dicas de decoração, aspectos determinantes para fechar negócio;
3. Preocupação com o planeta - O selo ESG (Environment, Social and Governance) é usado para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. É um sinal de que os empreendimentos com esse selo têm preocupação ambiental e possuem soluções modernas de sustentabilidade, como baixo consumo de energia e reaproveitamento de água, por exemplo.